Paróquia de nossa senhora do carmo do alto do lumiar

 
 
 

A comunidade paroquial de Nossa Senhora do Carmo está situada no coração do bairro do Alto do Lumiar em Lisboa. Com a inauguração em 1999 do edifício da Igreja e do Centro Social Paroquial (Carmoteca) somos convidados a crescer no conhecimento da Palavra de Deus, na celebração da Fé e no apoio solidário a quantos vivem ao nosso lado. E porque Deus é quem faz crescer, ajudamos a semear a esperança à nossa volta.

 

Bem-vindos ao Alto do Lumiar!

Evangelizar: o Desafio de ser cristão
A Catequese Paroquial é diferente…

A Catequese na Paróquia tem alguns benefícios que importa salientar. É uma dinâmica que associa as aprendizagens à capacidade celebrativa da fé, ao compromisso com pessoas em diferentes situações sociais, num mundo muito mais rico e cheio de desafios. Passa por relações muito mais personalizadas, que põem os jovens em contacto com a realidade do mundo tal como ele é, mas sempre numa linha de esperança, sabendo que a mudança é possível.

Uma das dimensões que temos tido especial cuidado é nas actividades. Todos os anos de catequese têm um dia especial de Retiro; do 5º ao 10º ano são dois dias com dormida fora para uma escuta mais intensa da Palavra de Deus, o que representa uma grande aposta de viver em grupo e interiorizar a fé para a Missão. Não menos importante tem sido a parte lúdica de todo o grupo, com a importância da pedagogia do jogo como momento de aprendizagem e de festa e a nossa peregrinação anual.

 
Em Grupo!
Conhece os Grupos e Movimentos a funcionar na Paróquia? Se não, procure informações AQUI.




Caminhar em grupo é uma festa!Movimentos.htmlMovimentos.htmlshapeimage_5_link_0

O Sínodo Diocesano já começou!


Os nossos grupos já estão a viver a dinâmica do Sínodo do Patriarcado de Lisboa.


Os adultos têm recebido o programa diocesano em cada semana, e às quintas-feiras, das 21-22h, temos um espaço aberto de reflexão. Nas Missas dominicais um pequeno questionário ajuda a aferir a sensibilidade de toda a comunidade para concretizar o desafio local.


Os jovens já começaram o seu projeto. No início de Outubro assumimos como lema “CHEGAR A TODOS”. Uma pulseira recorda esse compromisso na primeira etapa do Sínodo. Estamos a construir um Mapa gigante em que está representada a comunidade que vive a dinâmica de Evangelização, e no final de Novembro, as ações de rua vêm recordar o desafio missionário de chegar a todos.


Veja a actividade do mapa aqui: carmolog